Histórial da Cidade de Porto Amboim
"Foto Tirada do Aerodromo de Porto Amboim" |
Cidade de Porto Amboim
Introdução
O que vamos dizer é o resultado de dados que recolhi pela secção de educação e Cultura e não temos receio de que alguém possa questionar isto ou aquilo. O objectivo é conseguirmos mais contribuições para a história de Porto Amboim, localidade que se vem firmando como o principal pêlo industrial do Kwanza Sul.
Terra fundada por Caponge, filho do Mulundo com a descendência dos povos do reino do Ndongo, teve a sua primeira aldeia de facto na área do atual Kissonde, depois de Cazanga área da Kiteta, que foi a primeira localidade embrionária da aldeia, que depois de consumado o seu proposito, Caponge Baptizou-a de Mpinda, partindo de Cassanga que significa (largura). A sua vida era realizada segundo o nível de desenvolvimento sócio-económico daquela época.
O primeiro contacto entre os povos da região e os portugueses, realizou-se no ano 1587, por António Lopes Peixoto, a mando do seu tio Paulo Dias de Novais, com o objectivo de erguer um fortim no local com forma de baia onde Diogo Cão passou sem atracar, para nele construir o povoado com a designação de Benguela, que é abandonado, face à resistência das populações da região.
Desenvolvimento
Em 1771, o governador Sousa Coutinho, pela importância da região, manda fundar no mesmo sítio de Benguela, uma povoação com denominação de Benguela Velha, depois de cerca de 196 anos de abandono, tendo sido encarregue o capitão geral Francisco Nunes de Morais que, com ajuda de alguns indígenas de outras tribos vizinhas como a do Sumbe, conquista totalmente a região em 1773 e inicia a erguer as primeiras casas da região.
Em 1893, cerca de meio do século de acalmia, abandona o oficial, Benguela Velha desperta a atenção ao Comércio com a abertura de varias barracas. É de salientar que nesta época, a actividade comercial que mais floresceu foi o tráfico de escravos, por permuta de bens como tecido, missangas, vinho e outros artigos.
Em 1869, dá-me inicio ao processo de dinamização da cultura do algodão, sob a iniciativa de 4 brancos, um dos quais em 1870 é nomeado primeiro regedor desta região, o senhor Francisco José Simões; o que veio a dar um impulso à aprovação. É neste quadro que em meados de 1880 se dá inicio da exportação do algodão para o exterior da região.
Aos 16 de Abril de 1912, é instalada a primeira Comissão Municipal, presidida pelo capitão Salvador José da Costa, que tinha os seguintes vogais: António Tavares de Almeida e Álvaro de Sousa Ferreira Amorim.
Em 20 de fevereiro de 1919, Benguela velha adquiri o estuto de sede, no quadro da nova divisão Administrativa, cuja Comissão Municipal é instalada em 16 de abril de 1921, sob a presidência do Administrador do conselho.
Fruto do desenvolvimento sócio económico da região, quer no campo agrícola como no industrial, iniciou-se em 1923 a construção e assentamento do Caminho de Ferro do Amboim, cujo trajecto seria Benguela-Velha/Amboim, sob a responsabilidade do engenheiro Artur Torres, inaugurado em duas fases, tendo terminado em setembro de 1941.
A pedido da companhia construtora do caminho de ferro, a três de setembro de 1923 a povoação passa a chamar-se Porto Amboim, e a 10 do mesmo mês e ano é elevada à categoria de vila.
De 1923 a 1942, Porto Amboim, passa a conhecer uma nova fase e dá um salto qualitativo no seu desenvolvimento, com a realização das seguintes obras:
-Construção da primeira residência do Administrador em 1923.
-Construção da primeira Ponte Cais com 115 metros de comprimento em 1926.
-A construção de uma Escola Primária (nº22) com duas salas de aulas, em 1927.
-A construção da Capela do C.F.A. em 1929.
-Instalação da luz electrica em 1934.
-Construção do edifício das Alfândegas, do condomínio do C.F.A. e do Aeródromo de terra batida em 1935.
-Construção do primeiro edifício dos correios e da fazenda em 1939(actualmente palácio da justiça).
-Construção do primeiro hospital em 1941.
-Construção do actual edifício da Administração Municipal em 1942.
Deste período para frente, a vila de Porto Amboim, começou a somar o surgimento de obras das quais destaca-se, até a data da Independência Nacional, as seguintes:
-Instalaçã onda primeira fábrica de farinha de peixe em 1948.
-A construção da nova ponte Cais em 1950.
-A construção das instalações da junta de café, em 1956, e dos seus condomínios em 1958.
-A asfaltagem do Aeródromo e construção da garagem em 1960.
-A inauguração do VHF e a instalação dos primeiros telefones em 1962.
A terceira fase do desenvolvimento de Porto Amboim, não teve o mesmo ritmo como as duas primeiras, devido a politica de utilização das terras, lavadas a cabo pelas grandes companhias como a Conffera_Cunha e Ajarques Seixas para cujo abrandamento e conselhos, concorreram os actos de resistência, a que sucedeu uma nova etapa de desenvolvimento com:
-As faltagem das ruas, construção da indústria Algodoeira de Angola, EP A, Brito e Irmãos, Nova Capela e Hospital, Armazéns de grande porte e Escolas.
É neste que a vila é elevada á categoria de cidade a 15 de janeiro de 1974, pelo então Governador da Província de Angola, Senhor Fernando Augusto Santos e Castro.
Como presente: apesar da guerra que assolou o pais desde a data da independência, que só terminou em 2002, algo de positivo foi feito, no domínio sócio-económico e produtivo, sendo de destacar:
-A conclusão em 1976 de algumas obras deixadas pelos Portugueses.
-A construção da escola do I e II níveis em 1980.
-A construção da Estocagem de Sonangol em 1982.
-A construção da Peskwanza-U. E.E. E o seu Complexo Residencial, em 1986.
-A construção dos faróis para defesa da costa marítima, em 1989(degradados).
-A construção da nova conduta e da central elevatória de água, em 1992.
-A extensão a Porto Amboim do sinal televisivo da TPA, em 1992.
-A construção e montagem da Central Electrica e a reabilitação da rede electrica pública da cidade e alguns bairros da periferia.
-A instalação da fábrica de bebidas e da torrefacção do café (BEBA).
-A Construção da fábrica de gelo.
-A Reabilitação do Palácio da Justiça.
-A instalação da moagem da fábrica de ração. A construção da Ponte Cais de Betão armado.
-A Construção de escolas de dois e três salas de aulas, Postos de Saúde, Lavandarias, Escolas de formação de artes e oficiais, chafariz canalização de água nos bairros dos quatro de fevereiro e tango com o concurso do FAS, PDHI e IERA...
-A montagem da fábrica de refrigerantes.
-A instalação de uma Cerâmica.
Conclusão
São visíveis os esforços do governo no sentido a que Porto Amboim seja o polo industrial da província do Kwanza Sul.
Dentre varias acções que devem ser realizadas na cidade e em Porto Amboim no geral, afiguram-se como prioritárias as seguintes:
-Reabilitação e manutenção das valas de drenagem das águas pluviais, á volta da cidade.
-Reparação da rede de esgotos e sarjetas (em andamento).
-Reabilitação e ampliação da rede domiciliaria de distribuição de água.
-Reabilitação e manutenção das barragens e tanques banheiros (concluido).
-Extensão da rede de distribuição de energia eléctrica aos bairros do Tango e quatro de Fevereiro (concluido).
-Criação de uma biblioteca Municipal (concluido).
-Asfaltagem da cidade (concluido).
Os habitantes da cidade de Porto Amboim, os naturais e amigos deste portentoso Município, devem conjugar esforços para que esta região progrida para o orgulho de todos nós.
Fontes:
-consultas a direção da Culuta.
-mais velhos da cidade de Porto Amboim.
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