Mozilla Firefox 17.0 Final
Mais segurança, melhor desempenho e maior integração com o Facebook. Confira as novidades do novo Firefox!
Mozilla Firefox é um dos navegadores mais populares da web e o principal produto da Fundação Mozilla, a sua mantenedora.
O aplicativo, além de figurar como um dos principais browsers do mundo, é costumeiramente apontado como o mais bem-sucedido projeto de software livre do planeta
O browser acaba de ganhar uma nova versão, dando sequência ao projeto de pequenas atualizações em períodos curtos de tempo em vez de grandes novidades em grandes intervalos.
Nesta edição recém-saída do forno, o Firefox recebeu melhorias em seus mecanismos de segurança, adotou reformulações em algumas de suas ferramentas de desenvolvimento, ganhou aperfeiçoamentos em seu desempenho e passou a contar com recursos de integração com o Facebook — permitindo que você interaja com a rede social sem precisar acessar seu perfil.
Restaurar o navegador para o estado inicial
O browser da Fundação Mozilla recebeu há algum tempo a implementação de uma ferramenta para reiniciar as configurações-padrão do aplicativo. Pressionando um botão, o navegador é restaurado por completo, retomando as suas preferências originais.
Para encontrar esse recurso, você deve digitar about:support na barra de endereço e pressionar a tecla Enter. Na página aberta, você encontra o botão “Restaurar Firefox”.
Melhorias para desenvolvedores
Recentemente, uma das últimas atualizações do navegador adotou um sistema extremamente prático para a depuração de sites e blogs. Para ativar esse mecanismo nativo, você deve clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer ponto da página aberta e selecionar a opção “Inspecionar elemento”.
O grande atrativo desse recurso é sem dúvida a sua integração com a engine 3D do navegador, permitindo que você visualize as camadas das páginas exploradas com uma perspectiva tridimensional completamente manipulável.
Além disso, o inspecionador de elementos passou a contar com uma nova camada de visualização, a qual informa as dimensões — como altura e largura — exatas de cada componente de uma página. Com isso, você é capaz de ter uma noção melhor do espaço ocupado por cada imagem, caixa de texto, menu de seleção e outras partes do seu site ou blog.
O Mozilla Firefox ainda ganhou uma ferramenta chamada “Modo de design adaptável”. Com ela, é possível redimensionar qualquer página com diferentes resoluções pré-definidas pelo navegador. Para acioná-lo, você pode clicar no botão “Firefox”, posicionar o mouse sobre “Desenvolvedor web” e selecionar o modo já mencionado ou simplesmente realizar a combinação Ctrl+Shift+M.
Configuração no formato de abas
Outra interessante funcionalidade do browser da Raposa é a configuração dos seus menus de configuração no formato de abas — algo parecido com o que já acontece no Google Chrome. Assim, a partir de agora você pode definir as suas preferências diretamente de guias abertas no navegador, sem precisar abrir janelas externas.
Contudo, essa função não está habilitada por padrão. Para ativá-la, você precisa digitar about:config na barra de endereço e pesquisar por browser.preferences.InContent. Dê um duplo clique nesse item para ajustar seu valor para “True”.
No último capítulo...
Em sua edição antecessora, o browser passou a oferecer suporte para aplicações web desenvolvidas para o Windows, apresentou maior compatibilidade com a linguagem CSS3, ganhou um novo botão de ferramentas de desenvolvimento (que reúne recursos como contagem de erros e painel de linha de comando com acesso facilitado) e adotou o codec de áudio Opus como padrão.
Para aqueles que usam o Firefox no Mac OS foi promovida outra novidade: o recurso VoiceOver foi adotado como padrão. Essa versão do produto da Mozilla ainda apresentou uma melhor estabilidade do seu leitor nativo de arquivos PDF e maior velocidade na restauração da última sessão – mecanismo de grande utilidade quando você precisa reiniciar o navegador.
As novidades
Além das tradicionais correções de bugs, a 17ª versão do Mozilla Firefox traz melhorias em recursos voltados para desenvolvedores, novos mecanismos de segurança e aperfeiçoamentos em seu desempenho.
No tocante a ferramentas de desenvolvimento, o navegador da Raposa recebeu um novo painel de marcação na função de inspeção de páginas para facilitar a edição dos códigos de programação, reformulações no Web Console e na sua funcionalidade de depuração e a atualização de mapas baseados em JavaScript.
A respeito da segurança de navegação, o Firefox passou a contar com um mecanismo que bloqueia a atuação de plugins vulneráveis sem a autorização do internauta, e o seu sandbox está ainda mais preciso na identificação de malwares.
De acordo com os responsáveis pelo browser da Mozilla, ele teve mais de 20 melhorias de desempenho, incluindo correções relacionadas com a página “Nova aba”.
Integração com o Facebook
Além de tudo isso, com a finalização da 17ª versão do Firefox, o navegador passou a oferecer uma maior integração com o Facebook. Habilitando o Social API, você pode saber se recebeu alguma mensagem, se teve o seu nome mencionado em alguma postagem ou foi convidado para um evento assim que esses conteúdos forem publicados.
No canto direito da interface do browser, ao lado da barra de navegação, você contará com botões que possibilitam o acesso à sua página inicial e a visualização de qualquer uma das atividades mencionadas. Na lateral da tela, é possível conferir todos os contatos que estão online.
Para ativar esse recurso, você deve digitar about:config e pressionar Enter. Em seguida, confirme a mensagem de que será cuidadoso com as alterações a serem feitas. Feito isso, no campo de pesquisa, insira social e encontre as opções social.active e social.enabled. Dê duplo clique em ambas para que elas recebam o valor “True”.
Download:
S.O: Windows XP/ Vista/ 7/ 8
Ano de Lançamento: 2012
Tipo de Fiheiro: EXE
Formato: EXE
Licença: Gratuita
Tamanho do Ficheiro: 18,30 MB
Mozilla Firefox 17.0 Final
Reviewed by
padownloads
on
20:35
Rating:
Post a Comment